segunda-feira, 16 de março de 2009

TREMOR DE TERRA CAUSA PÂNICO NA POPULAÇÃO ITAUNENSE


Fotos enviadas pela Assessoria de Comunicação do
Observatório Sismológico










Pesquisadores confirmam abalo sísmico em ItaúnaNesta segunda feira a tarde (16/03), o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília confirmou que o tremor de terra ocorrido em Itaúna na noite deste domingo chegou a magnitude de 2,9. Além disso o observatório divulgou imagens de dados do tremor, como você pode acompanhar abaixo.
Abalo pode se repetir
Segundo o sismólogo Jeorge Sand, chefe da unidade, o tremor teve magnitude de 2,9, o que já é considerável para ciência, mas não é capaz de gerar danos maiores para população. "As pessoas podem ficar tranquilas, com este tipo de tremor é possível sentir vidros, telhas balançando, mas não vai provocar rachaduras e muito menos desabamentos", afirmou, esclarecendo que outros tremores semelhantes ainda podem se repetir na região.
Ainda segundo o sismólogo, o tremor de terra percebido em Itaúna, assim como na maioria dos registrados no país, são provocados pelo movimento de falhas geológicas antigas. Quanto ao barulho de explosão ouvido pelos moradores, o especialista explicou que é normal de acontecer por causa das vibrações sísmicas geradas pelo abalo.
De acordo com Sand, ainda é preciso localizar, de forma exata, o epicentro do tremor. Ele ainda lembrou que, em 1993, um outro tremor, de magnitude maior, 3,6, foi registrado em Itaguara, há cerca de 40 quilômetros de Itaúna.


Defesa Civil - Itaúna
O coordenador da Defesa Civil de Itaúna, major José Ivacir de Souza, confirmou que vários moradores afirmaram que ocorreu o abalo. “Não há dúvidas de que houve um tremor em bairros que ficam ao sul da cidade, pelos relatos das pessoas e as constantes ligações para o pelotão dos bombeiros e Samu. Mas no Hospital Manoel Gonçalves, em que funciona o pronto-socorro, não houve registro da entrada de pessoas feridas. E nem mesmo foram relatados danos materiais”, disse Souza. O caso foi comunicado à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.Depois do incidente, as linhas de telefone do Corpo de Bombeiros ficaram congestionadas. Foram registradas mais de mil ligações. Os bombeiros fizeram patrulhamento na cidade e ninguém ficou ferido.
Minas GeraisNo estado, outra região que chama atenção dos pesquisadores é Montes Claros, onde só este ano foram registrados 6 abalos de magnitude em torno de 2,0. "Minas Gerais é uma região ainda pouco estudada neste sentido. Estes casos interessam a ciência porque mapeando a origem certa dos tremores podemos mensurar quais as localidades atingidas".
Em Itaúna, 14 bairros sentiram o balançar na noite deste domingo (15/03).
Edição de texto Edson Santos
Fotos: Observatório Sismológico Imagens da região afetada pelo tremor
Fotos Hamilton Pereira - Santana Fm
Reportagem Mateus Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário