Expô Itaúna 2.009 teve grandes pontos negativos
Encerrou nesta quarta feira (16) a Expo Itaúna 2.009. A festa reuniu um bom público apenas nos shows de Cláudia Leite no sábado e Jorge e Mateus na terça feira, mesmo assim abaixo do esperado. Houve pontos bem negativos por parte da organizadora LM Produções e Eventos e outros, eles não tiveram o mínimo de zelo e consideração com a imprensa.
Todos os profissionais de comunicação sofreram uma verdadeira falta de respeito. Somos nós da imprensa que tentamos na sua maioria levar a informação de fato aos que interessam independente do que aconteceu, não importa se notícias boas ou ruins.
Para o prefeito de Itaúna, Eugênio Pinto, a Expô foi um dos pontos altos da comemoração dos 108 anos de emancipação político-administrativa.
Por outro lado apontamos questões muito sérias que jamais ocorreram com a imprensa. Na noite de terça feira show de Jorge e Mateus, a equipe de reportagem da Santana FM junto de outros veículos de comunicação, que estavam apostos para realizar a cobertura jornalística foram todos destratados e literalmente desrespeitados em plena portaria do Parque de Exposições. Três profissionais da emissora foram impedidos de entrar no parque, seguranças de uma empresa terceirizada diziam que a pulseira credenciada que usávamos não eram aptas para nossa equipe entrar no parque e que a pulseira tinha validade até ás 21h30.
Nossa reportagem ameaçou acionar a Policia Militar e registrar um boletim de ocorrência, pois não houve nenhum aviso prévio em relação ás pulseiras que usávamos, além disso, se tratava de uma credencial comum sem nenhuma identificação de imprensa, um total despreparo da LM Promoções mais uma vez. Após a ameaça de chamar a polícia, fomos liberados a entrar no parque, pois estávamos trabalhando com todo o nosso aparato de equipamentos de reportagem e identificação de nossa emissora.
Para piorar ainda mais a dupla Jorge e Mateus chegou ao parque com atraso de uma hora, o locutor de palco teve que ficar animando o público, anunciando a presença da dupla no parque, mesmo sem eles terem chegado. O show só começou por volta das duas horas da manhã.
Todos os cantores receberam a imprensa muito bem, menos Jorge e Mateus, que se limitou a tirar fotos com algumas autoridades e morenas bonitas no camarim, devido ao atraso para o início do show. E novamente seguranças, que sem o menor respeito não permitia o acesso de três profissionais da nossa emissora ao camarim. Uma emissora de TV da região também foi impedida de acessar o camarim. Apenas os repórteres fotográficos da prefeitura tiveram contato com a dupla. Alguns seguranças demonstraram total despreparo para tratar o público, assim como a assessoria da dupla, que simplesmente expulsou os jornalistas da área dos camarins. Nem com a estrela Claudia Leitte nós tivemos problemas desse tipo.
"Rodeio sem vida"
Normalmente quando você ouve dizer Expo, se espera que será exposto alguma coisa,fato que também não tem acontecido no evento de Itaúna. Outro detalhe, quando se fala em rodeio, exposição, você espera ter um rodeio animado e evidente arquibancadas para que o público possa assistir as montarias.
Em todas as festas do tipo que já cobrimos nunca vimos rodeio sem arquibancadas, inusitadamente em 2.008 e 2.009 em Itaúna faltou essa estrutura. Vai haver justificativa de que à arquibancada de cimento. Tem mesmo, mas além de ficar muito distante da arena, é baixa demais, ou seja, ninguém acompanha nada.
Podem notar, o rodeio de Itaúna é “sem vida”, não tem a participação do público e da galera nas arquibancadas, um desânimo total.
A festa teve aspectos positivos, como a comemoração do aniversário de 108 anos de Itaúna. A diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais e a Prefeitura Municipal de Itaúna se empenharam em fazer o melhor para que a festa transcorresse bem. Houve a falta de profissionalismo por parte da LM Produções que não superou a menor expectativa.
Que nos próximos anos as autoridades competentes saibam escolher empresas de promoções e eventos que realmente ofereçam seriedade, competência e organização, pois foram muitas falhas irreparáveis.
O prefeito Eugênio Pinto só lamentava o desgaste que sofreu com a pressão para cancelar a festa e com a ameaça de atentado à bomba na sede da prefeitura na sexta feira (11). Eugenio fez um balanço positivo da Expo Itaúna em termos de segurança da Policia Militar e da prevenção a Gripe A. Segundo ele, o público superou suas expectativas. Mateus Reis / Edson Ferraz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário