segunda-feira, 4 de maio de 2009

Prefeitura é a favor que a replica do Cristo permaneça no local




Por mais uma vez o Morro do Rosário é alvo de impasse, o Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Artístico, Cultural e Ecológico de Itaúna (Codempace) criou mais uma polemica.
A questão agora é uma replica da estatua do Cristo Redentor, original afixada no alto do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, e que em Itaúna foi exposta no topo de um edifício residencial no alto do Rosário. Um dos membros do Codempace, então presidente do conselho Jerry Adriane Magalhães implicou com a instalação do Cristo naquele edifício, Jerry teria entregado requerimento pedindo a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente que tomasse providencias.

O Centro de Jornalismo da Santana conversou com o atual presidente do Codempace João José Joaquim de Oliveira: Para ele a gestão passada do conselho tomou a decisão de retirar o cristo do morro, com o argumento que a replica estaria entrando em choque com o patrimônio cultural que existe no local, a Igreja do Rosário. Diante disso Jerry Magalhães, enviou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo uma requisição para que a Secretaria se manifestasse a respeito e qual seria a decisão a ser tomada sendo lá uma área de preservação.

A divisão de Urbanismo encaminhou ao prefeito a decisão de que o Cristo não faz parte da área de preservação e do complexo histórico do marco zero de Itaúna. O prefeito Eugenio Pinto decidiu que a Prefeitura Municipal iria vetar qualquer providência com relação à retirada do Cristo, e disse que se o assunto fosse novamente discutido pelo conselho teria que haver uma discussão ampla em relação ao caso, ouvindo a comunidade, a igreja católica e os demais interessados.
João José de Oliveira (foto) assumiu a presidência do Codempace á 30 dias, conforme o presidente o assunto ainda não foi discutido nas reuniões bimestrais do conselho.

“Como cidadão, e membro do conselho eu sou contra a retirada do Cristo, é necessário se abrir uma discussão maior com os moradores da região do Rosário e igreja católica, esse assunto envolve toda a cidade,” afirma João José de Oliveira. Segundo o presidente do Codempace esta descartada a questão de irregularidades no prédio com a estatua do Cristo.

“Não existe irregularidades, ali é uma obra particular, segundo a divisão de urbanismo não esta na área de preservação histórica, por isso o proprietário tem o direito de permanecer com a imagem do cristo no prédio, esse assunto pra mim esta morto é uma polemica que não tinha nem que ter ocorrido”, conta Oliveira.
Nem a comunidade, congadeiros, igreja católica e fies se manifestaram ainda em relação a mais essa polemica criada pelo então presidente do Codempace Jerry Magalhães.Houve elogios e criticas de alguns populares que comentaram o ocorrido.

João José ainda disse que o prefeito Eugenio Pinto é a favor que o cristo continue a onde esta, pois essa decisão partiu mesmo da antiga presidência do conselho.

“Isentar o prefeito Eugenio Pinto de qualquer coisa, ele não tem nada haver com essa polemica, ao contrario a decisão dele é que não se retirasse de forma alguma o Cristo, ele é a favor que a replica permanece não local”, explica João.


Reportagem Mateus Reis
Atualização Edson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário