A convergência midiatica trata-se de uma tendência que ao longo dos anos vem se tornando mais adepta dos meios de comunicação, o que tem ocorrido é a adaptação a internet, tudo é canalizado para a net para propagação e distribuição do produto final.
Desta forma outros segmentos de midias podem ser vistos por meio da internet.O Jornalismo tem absorvido o máximo das novas tecnologias para aperfeiçoamento e eficiencia dos seus produtos.
Outras caracteristicas de mídia como o rádio, televisão e jornais também vão se direcionando pelo mesmo rumo que é a internet.O por se tratar de tempos modernos em que a internet vem predominando, vários meios de comunicação tem passado por dificuldades com as perdas de audiência e assinatura no caso de jornais e revistas.
Com a impossibilidade de concorrência com esse novo mecanismo tecnologico de informação a saída para a solução foi priorizar a internet e acreditar que ela atualmente é essencial aos outros meios de comunicação, desta forma ocorre a convergência, em que praticamente todas as mídias podem ser encontradas na internet.
É praticamente notório a forma com que os veiculos de comunicação enfatizam a internet, toda materia jornalistica importante, seja prestação de serviço, uma denúncia, uma receita culinaria tudo ao final do assunto é destacado que o conteúdo esta disponibilizado também na internet, á também convites ao espectador para chats com especialista naquele assunto logo depois do programa de televisão.
Essa questão de convergência não é algo novo e repentino, até o momento esse processo vem sendo difundido, e no nosso país é uma tendência que pouco a pouco vem sendo desenvolvida, começou por organizações multinacionais e agora é desenpenhada por empresas nacionais.
Na nossa região vários veiculos de comunicação já adotaram o processo de convergência, essa é uma postura que ao longo dos anos deve ser totalmente espandida e o veiculo de comunicação que não seguir a risca estará fora do mercado, pois não á condições de ser competitivo sem que haja investimentos em tecnologias e no novo.
Os jornais impressos são alguns dos veiculos mais afetados com a internet e por isso já se condicionaram a nova postura de convergência de mídias.A grande maior de jornais principalmente os das capitais já possue portais de noticias na internet e site de noticias.
Uma pergunta que não quer calar, e como fica o faturamento já que os jornais sobrivevem de noticias, assinaturas e anunciantes, alguns impressos costumam disponibilizar todo o contéudo logo depois de publicação impressa, outros tem o conteúdo exclusivo para assinantes e tem outros jornais que somente colocam uma materia leve e condensada, o ideal para a internet.
A internet para a televisão, rádio e jornais se tornou uma ferramenta de interação e maior interatividade com o público, como é o caso dos telejornais que tem dado espaço para o telespectador fazer acontecer, o telejornalismo abre espaço para quadros em que o público faz a noticia, mostrando algo interessante da sua comunidade, denúncias de problemas, dicas e informações de interesse geral, essa interação consiste em gerar uma maior atratividade para o público que grande maioria já é a geração Y que nasceu na era da tecnologia.
O rádio foi um dos veiculos que mais se beneficiaram com a convergência de mídia, pois uma emissora local que poderia ser ouvida apenas em um determinado território e área de cobertura, com a internet ganhou o mundo e uma dimensão infinita, rompeu fronteiras literalmente, com a disponibilidade de web rádios por meios dos portais das emissoras, em questão de minutos de atraso o som das emissoras de rádio se propagam para todos os lugares do mundo e tudo isso sem precisar de concessão do Ministerio das Comunicações.
Já a televisão digital é um excelente exemplo da convergência midiatica, pois nada mais é que a fusão da tv convencional com a internet, pois teoricamente é o telespectador que vai escolher o programa que quer assistir, pausar para lanchar e voltar a assistir quando quiser e ainda tem a opção de programar o horário que quer ver a sua novela pridileta.
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